História da IBBWDC

No início da década de 80 não havia o grande número de igrejas evangélicas brasileiras nos EUA como nos nossos dias. Na ocasião, o Pr. João Petrowitz e sua esposa, Ruth, que já eram residentes legais neste país, foram tomados pelo desejo de inciar uma igreja batista de língua portuguesa. Se empenharam em oração buscando a orientação de Deus para aquele desejo.

Em 1984 foram realizados cultos em lares de famílias brasileiros que aderiram àquele sonho. No ano de 1985 foi alugado, por $150.00, um salão para 80 pessoas, da Wheaton Presbyterian Church, em Maryland. E no dia 26 de janeiro de 1985 foi realizado o primeiro culto oficial da novel igreja, tendo como pregador o Pr. João Petrowitz e a presença de 70 pessoas, aproximadamente.

A partir deste culto, as reuniões passaram a ser periódicas: Escola Bíblica (domingos, 10:00-11:00 horas; Culto (domingos, 11:00-12:00 horas); Oração (quartas-feiras, 20:00 horas). A freqüência girava em torno de 15 a 20 pessoas. Com o passar do tempo “…o Senhor ia acrescentando o número daqueles que iam sendo salvos” e se unindo a nova igreja. Alguns eram transitórios e mudavam-se para outro estado ou voltavam para o Brasil.

Para aumentar a divulgação da igreja, em 1985 o Pr. Petrowitz iniciou um programa de rádio, que era transmitido durante 15 minutos todos os domingos. O programa chamava-se “Minutos de Esperança”, indo ao ar as 9:45 horas pela rádio WMDO – 1540 AM. Esta iniciativa fez a igreja mais conhecida e atraiu pessoas aos pés do Senhor Jesus.

Na medida em que o número de freqüentadores aumentava surgiu a necessidade de mudança para um local onde o acesso fosse mais estratégico para todos, tanto os que usavam seus próprios veículos, como os que dependiam de transporte público. Por volta do ano de 1987 a igreja muda-se para a capela da Chevy Chase Baptist Church. Na ocasião, filia-se à DC Baptist Convention. O culto solene que oficializou a igreja como pessoa jurídica, reconhecida pelo governo americano, ocorreu no dia 6 de fevereiro de 1988, 19:00 horas, com a presença de 120 pessoas. O Pr. Petrowitz, mais uma vez, foi o orador.

Durante um curto período da liderança do Pr. Petrowitz, o Pr. Haroaldo Valadares (in memorian) serviu como auxiliar.

Após o Pr. Petrowitz (1984-1992), o Pr. Geriel de Oliveira pastoreou a igreja (1992-1995).

Desde 1995, o Pr. Carlos Mendes está na liderança da IBBWDC.

No ano de 1999, a IBBWDC muda-se da capela para o santuário da CCBC pois, em razão do crescimento, a capela deixou de ser conveniente. Em setembro de 2005 muda-se das dependêcias da CCBC para a First Baptist Church of Wheaton, onde fica até novembro de 2011. De dezembro de 2011 até dezembro de 2016 nos reunimos novamente nas dependências da Chevy Chase Baptist Church. Desde o dia 31 de Dezembro de 2016 estamos nos reunindo nas de pendências da Pathway Baptist Chrch em Gaithersburg.

Nossa igreja mantém as características peculiares a uma igreja imigrante. Somos de lugares diferentes do Brasil e de herança evangélica diversificada. A população é transitória, muitos chegam e muitos voltam. As necessidades de adaptações culturais e eclesiológicas continuam. Mas, em meio a tudo, somos um povo alegre e feliz. Temos experimentado dias excelentes em nossa peregrinação e podemos dizer que “até aqui nos ajudou o Senhor”.

Amamos nossa história, mas somos desafiados a ser “sal da terra e luz do mundo” no presente. Desejamos deixar uma herança de compromisso e fé que honre o esforço dos que vieram antes e inspire aqueles que vierem depois.

Fotos

mg_5866 mg_5859 mg_5307

Biblia Online

Batismos



Notícias